Como transferir e receber via Pix na MEI Fácil?

  • Entrar no app;

    Ícone de dispositivo móvel
  • Escolher o tipo de chave;

    Ícone de toque na tela
  • Digitar a chave de quem vai receber;

    Ícone de perfil
  • Colocar o valor do Pix;

    Ícone de nota
  • Confirmar os dados;

    Ícone de setas
  • Digitar a senha do seu cartão

    Ícone de um toque

Para receber por Pix, basta dividir sua chave cadastrada


Baixe o app

Tire as principais dúvidas sobre o Pix MEI Fácil

O Pix é o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central que promete transações online em até 10 segundos, em qualquer dia e horário. Transações com o Pix podem ser feitas aos sábados, domingos, feriados e fora do horário comercial. É bem simples de usar e tem uma tecnologia segura.
A proposta é digitalizar de vez os meios de pagamento no Brasil, que além de reduzir custos e abrir caminho para um novo sistema financeiro, é muito mais ágil, inclusivo, integrado e sem burocracia!
Agora você já consegue cadastrar suas chaves, fazer e receber um Pix pelo app MEI Fácil, acessando a aba Pix.
Para fazer um Pix, é necessário cadastrar chaves - nome definido pelo Banco Central que se refere aos seus dados - como CPF/CNPJ, e-mail ou telefone. Elas são as responsáveis por identificar os recebimentos dentro do Pix vinculados à sua conta.
Hoje, por exemplo, para fazer uma transferência, você precisa do banco, agência, conta e CPF do recebedor, certo? Já com o Pix é possível fazer a transação somente com uma chave de identificação, que pode ser o e-mail, CPF/CNPJ, telefone ou a chave aleatória (gerada pela instituição).
O que é uma chave aleatória?
A chave aleatória é uma forma de receber Pix sem precisar compartilhar seus dados pessoais como CPF ou CNPJ para quem fará o pagamento. Ela é composta por 32 dígitos entre números e letras. Para obter sua chave, é só registrar o Pix que a própria instituição criará.
Depois, coloque apenas um destes dados para enviar um Pix, que vai mostrar o nome da pessoa.
Para Pessoa Jurídica, poderão ser cadastradas até 20 chaves.
Importante: você não pode cadastrar a mesma chave em instituições diferentes.
Você também tem a opção de escanear um código QR e fazer um pagamento, evitando compartilhar qualquer dado, ou ainda, usar o cartão físico.
Caso alguém compartilhe um código para você pagar, selecione a opção Pix > Pagamento de código QR. Em seguida, terá duas opções:
1.Escanear o código
Aponte a câmera do seu celular para o código QR, confirme os dados e toque em Pagar. Por fim, coloque a senha do seu cartão (de 4 dígitos).
2. Pix copia e cola
Cole o código que foi compartilhado com você (como se fosse um pagamento de boleto), confirme os dados e toque em Pagar. Por fim, coloque a senha do seu cartão (de 4 dígitos).
As vantagens de usar o Pix são inúmeras! Veja abaixo algumas delas:
- Sem dia, nem horário! A principal característica do Pix é a possibilidade de ser instantâneo. O que significa que a transação ocorrerá 24 horas por dia e 7 dias na semana, até na madrugada de um sábado ou um feriado. Demais, né?
- Apenas 10 segundos para concluir a transação. Antes levava cerca de 2 a 3 dias úteis para compensar um pagamento de conta ou boleto de depósito, e uma transferência por volta de até um dia útil para aparecer no seu saldo em conta. Agora, leva até 10 segundos para o dinheiro ficar disponível.
- Maior segurança com seus dados e dinheiro: como as chaves (CNPJ, CPF, e-mail ou telefone) serão validadas pelo Banco Central e algumas transações são geradas via Código QR (QR code), seu dinheiro e seus dados estão seguros.
- Menor custo. O Banco Central reforça que o custo de uma operação com o novo sistema será mais econômico em comparação ao de TED, DOC e emissão de boletos. Além disso, o Pix terá um impacto direto na sustentabilidade pois, com a tecnologia do Pix, a tendência é reduzir impressões de papel para fabricação de notas de dinheiro, cartas de faturas, etc.
- Mais praticidade e popularidade. A ideia do Pix é ser prático e se tornar popular, sendo muito comum as pessoas dizerem: "Você tem Pix?"; “Me faz um Pix que é mais rápido"; “Me paga com Pix que preciso pra já”.
Você pode ter um Pix em cada instituição. É só cadastrar uma chave (CPF/CNPJ, e-mail ou telefone) diferente em cada uma delas.
Exemplo: na Conta MEI Fácil você cadastra o seu CNPJ, na instituição X o seu número de telefone e na instituição Y o seu e-mail.
Agora você já consegue cadastrar suas chaves, fazer e receber um Pix pelo app MEI Fácil, acessando a aba Pix!

Quer transferir e receber
pagamentos a qualquer hora?

Na MEI Fácil você
consegue!

A inscrição, alteração, regularização, baixa e demais itens relativos ao MEI podem ser solicitados sem o acompanhamento dos profissionais deste site e de forma gratuita nos órgãos públicos do Governo. Esse site não faz parte do Governo e oferece serviço privado e opcional.