Como pagar contas pela MEI Fácil?

  • Acesse o app

    Ícone de dispositivo móvel
  • Toque em Pagamento de contas

    Ícone de calendário
  • Escolha se vai pagar agora ou agendar um pagamento.

    Ícone de positivo
BAIXE O APP

Tire as principais dúvidas
sobre pagamento de contas na MEI Fácil

O DAS pode ser pago de 3 maneiras:
1. Conta MEI
Pague pelo aplicativo MEI Fácil rapidinho! Basta tocar no botão Pagar com a conta, dentro do boleto do mês que quer pagar.
2. Aplicativo do seu banco (internet banking)
Copie o código do boleto referente ao mês que quer pagar, depois acesse o boleto específico e toque no ícone de copiar. Aparecerá uma mensagem informando que seu código foi copiado, entre no aplicativo do seu banco e cole o código do boleto para fazer o pagamento.
3. Caixas eletrônicos e lotéricas
Você pode compartilhar o boleto do mês que quer pagar usando um e-mail ou aplicativo de sua preferência, e depois imprimir.
Você pode pagar sua fatura de duas formas:
Débito em conta (usando o saldo que tem em conta): o sistema irá processar o pagamento no mesmo dia! Com isso, seu limite é liberado mais rápido e você já pode usar o valor do crédito que ficará disponível. Para pagar com débito em conta, basta acessar a aba Cartão de Crédito > Pagar fatura > Pagar agora > Pagar com a conta.
Boleto bancário: o boleto, quando gerado, vai direto para seu e-mail! Assim que pagar, existe um prazo de compensação de até 2 dias úteis. Quando compensar, seu limite será liberado e você poderá usar o cartão! Os boletos podem ser pagos em qualquer banco ou casa lotérica. Para pagar via boleto, é só tocar na aba Cartão de Crédito > Pagar Fatura > Pagar agora > Gerar boleto.
Atenção: sempre levamos em conta a data do pagamento e não a data que o boleto compensou no sistema para cálculo de qualquer juro gerado.
Para pagar um DAS em atraso pelo aplicativo MEI Fácil, basta acessar o boleto do DAS e o valor total com a multa será recalculado. Você pode escolher como pagá-lo: copiando o código do boleto, compartilhando ele ou com a conta MEI.
No caso de empresas com mais de um ano de imposto não pago, a Receita Federal disponibiliza o parcelamento dos DAS em atraso.
Você pode solicitar o processo de parcelamento gratuitamente, seguindo os passos que ensinamos no nosso blog.
Agora, se tiver apenas alguns DAS em atraso, recomendamos que pague ao mesmo tempo um DAS atrasado e um atual, para não gerar mais dívidas (quitando a dívida sem acumular mais parcelas).
Ao fazer o pedido de parcelamento, seu MEI começa a ficar regularizado e cada parcela paga conta como carência para os benefícios do INSS. Não se esqueça que você também precisa pagar os impostos atuais. Esses pagamentos vão te garantir todos os benefícios do INSS.
Para gerar um único boleto com os seus DAS em atraso, siga os passos abaixo:
1. Acesse o site da Receita Federal;
2. Será necessário ter um Código de Acesso. Se você ainda não tem, pode criar aqui;
3. Escolha quais DAS quer pagar de uma única vez e toque em “Gerar DAS”;
4. Depois, toque em Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendência no Simei.


Abra sua conta MEI agora e
organize as contas da sua
empresa!

A inscrição, alteração, regularização, baixa e demais itens relativos ao MEI podem ser solicitados sem o acompanhamento dos profissionais deste site e de forma gratuita nos órgãos públicos do Governo. Esse site não faz parte do Governo e oferece serviço privado e opcional.